Como criar um blog

Criar um blog não é um bicho de sete cabeças, mas é bom pensar em alguns detalhes antes de sair blogando por aí. Para isso, fiz esse post com os primeiros passos para quem quer entrar nesse universo da blogsfera.

1. Porque e sobre o que você quer ter um blog
Antes de decidir qualquer coisa em relação a ter um blog, responda as seguintes perguntas:

Por que quero ter um blog?
Essa pergunta é importante para você saber quais são os seus objetivos e suas motivações.

Sobre o que quero blogar?
Definir o assunto te ajuda a saber em qual nicho o seu blog faz parte, quem é o seu público alvo e qual linha visual seu blog deverá seguir.

Responda essas perguntas sem se inspirar em outros blogs. O blog é seu e precisa ter a sua essência nele, mesmo que o seu objetivo seja profissional. Entenda que ter um blog é expor a si mesmo, então precisa ser feito com carinho e bem pensado.

2. O nome
Agora que você já sabe sobre o que vai blogar, vamos escolher um nome. Pense em algo que tenha relação com o assunto do blog, mas ao mesmo tempo tenha relação com você. É bom o nome não ser muito complicado e nem muito longo pois fica mais fácil para falar para as pessoas e para seu público guardar. Não esqueça de pesquisar no google para saber se o nome já não está sendo usado.

3. Registro e Hospedagem
Depois de escolhido o nome é preciso decidir se você vai ter um blog free no Blogger ou se vai pagar uma hospedagem e ter um registro próprio. Para criar um blog no Blogger não tem muito mistério, só entrar no site e criar. Já um blog em hospedagem você precisa fazer o registro da sua url e contratar um serviço de hospedagem.

O registro da sua url é pago uma vez ao ano e o preço fica em média R$30,00. Se você quer fazer um registro com .com.br eu recomendo o Registro.br. Para outros tipos de registro você pode contratar o serviço que achar melhor, mas entenda que a maioria dos serviço dão um valor mais baixo no primeiro registro e aumentam com os anos.

A hospedagem pode ser paga por mês ou anual. Antes de contratar você precisa analisar alguns fatores além do preço. É bom ver o Espaço em disco, tráfego e os serviços que ele oferece. Antes de contratar, pesquise bastante sobre a hospedagem para saber se o serviço cai muito ou se o contato com eles é fácil.

Tanto para o registro como para a hospedagem eu recomendo o Hostgator pois utilizo o serviço a uns 3 anos e gosto muito. Fiz um post com uma Lista de Hospedagens que conheço ou já usei.

3. Design
Registro feito e hospedagem contratada é hora de pensar na linha visual. Nem todos os blogs precisam ter uma logo ou manter uma linha visual constante, mas isso tudo depende muito do seu objetivo com ele. Se o seu blog é apenas pessoal, fique livre para isso. Agora, se o seu objetivo é um blog profissional, uma marca, é bom pelo menos criar uma logo, que pode ser só com textos ou com algum ícone.

Para o tema do seu blog é bom você analisar outros blogs e ver o que é tendência ou o que te agrada. Ao visitar outros blogs, veja elementos que você acha interessante, como categorias em ícones, instagram no fim do site, twitter na lateral, esse tipo de coisa. Além disso, veja as cores, as ilustrações e estilos, para achar aquilo que mais te agrada. Isso ajuda a saber o que você tem em mente e assim o tema ser bem desenvolvido. Mas veja bem, analisar outros blogs não é copiar outro blog. Tenha isso em mente quando pensar no tema do seu blog, pois seus leitores precisam identificá-lo e não associar o seu blog a outro blog.

4. Agora é só blogar ♥
Depois de tudo isso, agora é só fazer seus posts e sair comentando por aí. Você pode também criar páginas do seu blog em redes sociais, mas recomendo fazer isso depois de um tempo, pois antes de tudo seu blog precisa ter um conteúdo bacana para atrair seu público. Em breve farei mais posts falando melhor sobre a divulgação do seu blog, postar de forma organizada, entre outras coisas para ajudar você a blogar melhor. Recomendo também que você conheça o Orgblog, uma série de posts feito pela Loma Sernaiotto com muitas dicas para quem quer começar a blogar.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre esse post, diz pra mim aí nos comentários ;)

4 Comentários Tags:

4 Comentários em "Como criar um blog"

  1. Guia do Host disse:

    Achei muito lega essa postagem, é simples e esclarecedora

  2. Rai Louven disse:

    Adorei seu post! Bem esclarecido e objetivo! ^^ Ahh.. e a indicação da Loma no final, foi maravilhosa! Eu amo o blog dela e vira e mexe to sempre por lá… rs Ahh.. super curti seus trabalhos! ;)
    Bjus