Livro Aprendi com Jane Austen

Livro Aprendi com Jane Austen Eu sou apaixonada pelos livros da Jane Austen e queria muito ler esse livro. O escritor William Deresiewicz, aos seus 26 anos, quando era apenas um estudante de letras arrogante, descobriu que os livros de Jane Austen são um verdadeiro manual de educação sentimental para os dias atuais, sendo muito mais do que um romance de mulherzinha, com sentimentos femininos e convenções sociais. A partir das leituras e de suas próprias experiências, o escritor mostra que o mundo o qual Austen nos oferece tem mais semelhanças com o nosso dia a dia do que imaginamos.

Eu já tinha lido por aí que os livros de Austen eram atemporais, mas nunca tinha analisado tanto e nem comparado com o nosso dia a dia como William faz com os acontecimentos da vida dele e isso mudou toda a perspectiva que eu tinha sobre os livros de Austen. Confesso que me senti até mal por ter abandonado Emma, por não ter entendido a profundidade dos personagens e do crescimento da própria Emma. Na verdade, o que os livros da Jane Austen mais focam é no crescimento de suas heroínas, sempre aprendendo sobre carácter, amor e amizade, que na opinião de Austen eram os elementos mais importantes da vida.

Além disso, o livro ajuda a entender mais sobre a própria Austen, falando sobre como era a personalidade dela, o que ela acreditava e o que ela pretendia passar para nós em seus livros. Não são só narrativas superficiais sobre a vida rural e burguesa da Inglaterra do século XVIII com seus bailes e passeios no campo. São livros sobre pessoas complexas e profundas, não tão diferentes das pessoas que convivemos no nosso dia a dia. Todas com suas qualidades e defeitos, inclusive as heroínas. E isso é o que eu achei mais interessante, pois todas as heroínas nos livros de Austen começam imaturas, conhecem pessoas com carácter bom e ruim, aprendem com isso e terminam o livro mais maduras. Confesso que não tinha visto os personagens dessa forma. Na verdade, acho que li os livros de Austen de forma cega, lendo só uma narrativa e não vendo tudo o que os livros poderiam me ensinar.

Cada capítulo do livro é sobre um dos romances da autora relacionados as experiências de William Deresiewicz. É uma leitura bem agradável, nada chata e sem spoilers, já que eu ainda não li dois livros dela e passei os capítulos sem saber muito coisa além do aprendizado.

Aprendi com Jane Austen é um livro que mudou toda a minha perspectiva em relação aos livros de Austen. Vou reler todos assim que der justamente para ver tudo o que eu li nesse livro. Recomendo muito a leitura para quem gosta dos livros da autora.

Compre o livro agora: Amazon | Submarino

6 Comentários

6 Comentários em "Livro Aprendi com Jane Austen"

  1. Nossa Cris, quer vergonha do que vou comentar agora: EU NUNCA LI JANE AUSTEN D:
    São clássicos eu sei, mas não curto tanto romances de época. Eu quero ler pra tirar isso da consciência, todo mundo adora as obras dela que preciso ler antes de tirar conclusões. Depois quero ler este Aprendi com Jane Austen também!
    Um beijo

  2. Camila Faria disse:

    Que interessante esse livro Cris! Gostei mais ainda de saber que ele não contém spoilers ~ assim a gente fica mais curiosa sobre os livros que ainda não lemos, sem revelar o desenrolar das histórias!

  3. Infelizmente nunca li nada de Jane Austen, mas de cara já achei interessante essa relação com as heroínas do livro, gosto quando o autor mostra o amadurecimento do personagem. Vou tentar ler algum deles e esse ai também rs.
    bjs

  4. Juliana disse:

    Que interessante um livro de um autor que fala sobre o aprendizado que teve ao ler livros da Austen! Achei demais. Nunca li nenhum livro da Austen, mas fiquei super a fim agora, vou adicionar alguns na minha lista pra lembrar de comprar :D Com certeza quando você reler os livros dela ou ler alguns novos vai ter outros olhos, muito legal isso.

    Beijos!

  5. kamii disse:

    Eu sou apaixonadíssima por Jane Austen, então qualquer coisa que tenha haver com ela me chama atenção! Não sei se toda essa história de “analise” é muito minha praia mas com certeza fiquei interessada.
    E não esqueço nunca que li Jogador n1 por culpa de uma resenha sua e foi amor <3

    • Cris disse:

      Awn fico feliz em saber que te incentivei a ler um livro :D Jogador nº1 é um ótimo livro *-*
      Beijos! =**