Jane Austen, minha autora preferida

Jane Austen, minha autora preferida

Um dos temas da blogagem coletiva do Blogueiros Geeks de março é falar sobre minha autora preferida e é claro que eu resolvi falar de Jane Austen. Adoro os livros dela, as adaptações e também sua história de vida. Mas resolvi falar dela por outro motivo além do meu amor. Quando fiz a resenha do livro Aprendi com Jane Austen, percebi que muita gente não a conhece e nem seus livros e por isso resolvi aproveitar a chance para apresentá-la a vocês ♥

Jane Austen foi uma escritora inglesa do século XVIII tendo 6 livros publicados, a maioria enquanto ela ainda era viva. Seus livros retratam a vida rural e burguesa da Inglaterra naquela época, muito inspirado no ambiente que a escritora viveu. Apesar de escrever romances, ela nunca se casou e existem algumas histórias sobre o seu noivado de um dia, mas não há muitas provas disso. Ela teve ensinamento em casa, promovido pelo pai, e tinha oito irmãos e uma irmã, Cassandra, sua grande amiga e confidente.

Em seus livros Austen discute várias questões da época que são muito válidas até hoje. Ela aborda sobre o ensino para mulheres, questionando o porque das mulheres serem criadas apenas para o lar; questiona sobre os relacionamentos baseados em heranças e status sociais, sejam relacionamentos amorosos ou não; mostra o amadurecimento de suas personagens principais a partir da análise de suas próprias ações; mostra que não há idade para o amor e que fortuna não é apenas algo herdado ou físico, mas sim relacionado a caráter. Tudo isso é abordado de uma forma bem ácida nos seguintes livros publicados:

Orgulho e Preconceito
O livro conta a história da família Bennet, onde a única preocupação da Sra. Bennet é casar bem suas cinco filhas. Quando dois jovens, solteiros e ricos se mudam para uma casa da região, a Sra. Bennet espera conseguir casar pelo menos uma delas. Um dos jovens é Sr. Bingley que fica maravilhado com a filha mais velha, a tímida Jane. O outro é o Sr. Darcy, melhor amigo do Sr. Bingley, que vê a família de Jane como um problema. Nisso temos Elizabeth, irmã e melhor amiga de Jane que quer ver a irmã feliz com um casamento por amor e que detesta o Sr. Darcy.

Razão e Sensibilidade
Elinor e Marianne Dashwood, duas irmãs, uma movida pela razão e a outra pelo sentimento, estão em busca do amor verdadeiro nesse livro. Depois da morte do pai, as irmãs Dashwood ficam desamparadas e precisam deixar sua casa em Norland para irem morar em um chalé em Devonshire, sem fortuna e perspectiva de uma boa vida social. Enquanto Elinor resolve seus problemas com prudência, Marianne é romântica e impetuosa, movida por seus sentimentos. Nessa nova vida, ambas precisam aprender a mesclar a razão com a sensibilidade.

Persuasão
Quando jovem, Anne Elliot se apaixona pelo pobre Frederick Wentworth, um jovem oficial da marinha. Por não ser um casamento interessante, Anne é convencida a romper esse romance. Anos passam, Anne não encontra ninguém e está ficando para titia. Um belo dia ela reencontra com Frederick, agora então capitão e com uma boa herança, que está cortejando sua vizinha. Será que os sentimentos da juventude ainda vivem entre o casal?

Emma
Emma Woodhouse tem uma boa fortuna, é independente e está decidida a não se casar. Depois de ajudar sua melhor amiga e governanta a se casar, Emma se acha a casamenteira da região. Ao conhecer Harriet Smith, uma jovem com um baixo status social, Emma está decidida a encontrar um ótimo pretendente para sua nova amiga.

Mansfield Park
Fanny Price é uma garota tímida, insegura e pobre que deixa seus pais para morar com seus tios mais afortunados em Mansfield Park, um lugar tranquilo onde ela se aproxima do seu primo Edmund. A tranquilidade da casa é abalada pela chega dos irmãos Mary e Henry Crawford para uma propriedade vizinha.

A Abadia de Northanger
Catherine Morland é uma garota ingênua e apaixonada por livros repletos de desventuras horripilantes e amores trágicos. Ela sai de sua casa para passar uma temporada em Bath, onde conhece bailes, faz amizades e é cortejada por dois rapazes, um encantador e outro insuportável.

Eu sou apaixonada pelos livros dela e recomendo que todo mundo leia. Estou pretendendo ler todos esse ano, até os que eu já li e quem sabe fazer umas resenhas por aqui. Recomendo muito a leitura do livro livro Aprendi com Jane Austen para quem gosta do trabalho dela. Espero que esse post tenha feito alguém aí a começar a ler os livros ;)

20 Comentários

20 Comentários em "Jane Austen, minha autora preferida"

  1. Lu Cruz disse:

    Sabe que tentei ler Austen uma vez na vida e não apreciei muito? Conheço a grandeza e a importância das obras dela, mas nunca me identifiquei muito. Mas confio nas suas sugestões, então vou tentar novamente. Depois te conto quais foram as minhas novas impressões. Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    • Cris disse:

      Calma, às vezes você não leu os livros no momento certo ;) Certeza que quando chegar esse momento, você vai amar ♥
      Beijos! =**

  2. Jadson disse:

    Nossa que artigo ótimo, estou curtindo bastante este site maravilhoso…

    Parabéns !

  3. Clayci disse:

    Ela foi / é muito importante na literatura.
    Eu gosto da narrativa, dos personagens, das questões.

    Recomendo os livros dela para todo e sempre que posso leio algo dela *_*

    Adorei sua escolha!!

    • Cris disse:

      Também recomendo os livros dela para todo mundo, até os que eu ainda não li, o que espero mudar esse ano rs
      Beijos! =**

  4. Luly disse:

    Ai, Cris, eu entendo seu amor pela Jane porque eita mulher que era maravilhosa!
    Eu tenho uma ligação muito forte com Orgulho e Preconceito porque eu e minha irmã nos parecemos em alguns aspectos com a Jane e a Lizzie, mas gosto muito de todas as outras histórias dela que conheço!!

  5. Bruna disse:

    Eu li Orgulho e Preconceito e amei, mas comecei Emma e acabei desanimando. Seu post me fez querer ler todos, parecem todas histórias muito boas! <3

    http://brunismos.com/

    • Cris disse:

      Eu também abandonei Emma, acho que é normal abandonar porque a Emma é meio chata hahahahaha Mas não desista dos outros livros, são ótimos ♥
      Beijos! =**

  6. Amo/sou Jane Austen. É minha autora preferida também. Acho que, de todos os lidos/assistidos, Emma foi o que menos me encantou, e Mansfield Park eu nunca li.

    • Cris disse:

      Eu também abandonei Emma, mas depois que eu li Aprendo com Jane Austen eu resolvi dar uma chance novamente e vou tentar ler de novo rs Sério, esse livro mudou minha perspectiva sobre os livros da Austen rs
      Beijos! =**

  7. Julie disse:

    Eu nunca li nenhum livro, acredita? Sempre tive vontade de ler Orgulho e Preconceito, está na minha lista faz um tempo.

  8. Chell disse:

    Cara, NUNCA li nada dela. Muita gente ama e eu tenho que ler um logo. Qual você indica pra começar?

    • Cris disse:

      Pergunta difícil Chell hahahaha O meu preferido é Orgulho e Preconceito, mas gosto muito de Persuasão, então acho que começar por um dos dois é uma boa escolha. Só não recomendo começar por Emma porque normalmente todo mundo abadona ou detesta pois a personagem é um pouco complicada de início e o livro é muito longo, é o maior dela. Eu mesma abandonei Emma porque me irritei de mais com a personagem. Mas depois que eu li Aprendi com Jane Austen, vi que Emma é um livro e uma personagem mal compreendido pela maioria dos leitores, pois parece ser algo fútil e superficial, mas tem uma profundidade grande na história e principalmente nos personagens. Pretendo começar a lê-lo em breve e ver se é isso mesmo hahahahaha
      Beijos! =**

  9. Helen Dutra disse:

    Oi Cris!
    Fico muito feliz em saber que você gosta tanto da Jane Austen, que é uma autora super querida no mundo da literatura. Infelizmente, eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro dela, mas alguns títulos estão na minha meta de leitura para esse ano. Assisti Orgulho e Preconceito e gostei bastante. Imagino que os livros sejam muito melhores, então tenho quase certeza de que serei mais uma fã de Jane Austen.
    Ah! Adorei seus comentários sobre a vida dela! ❤

    Bjos
    http://helendutra.com/

    • Cris disse:

      Olha, eu vi o Orgulho e Preconceito de 2005 e eu gostei tanto dele quanto do livro. Os dois são ótimos, tem algumas diferenças, mas elas se completam sabe? Certeza que você vai amar o livro ♥
      Beijos! =**

  10. Bela disse:

    Esse ano ela voltou a ficar famosa por causa dos filmes no Netflix. E mais pessoas conheceram esse amor de literatura <3
    Você que gosta da Austen, deveria ler o livro Charlotte Bronte – Jane Eyre. É um dos meus preferidos EVER!

    • Cris disse:

      Jane Eyre está na minha lista desse ano, eu só vi o filme que saiu faz pouco tempo. Logo eu leio rs
      Beijos! =**