Livro O Morro dos Ventos Uivantes

Livro O Morro dos Ventos Uivantes

O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa, um romance escrito por Emily Brontë. A história é sobre o órfão Heathcliff e Catherine Earnshaw. Ele foi adotado pelo pai de Catherine e levado para morar em Wuthering Heights. Ambos cresceram juntos e criaram fortes laços. O que deveria de ter sido um romance, acaba se tornando algo muito trágico para os dois.

Eu queria muito ler esse livro a muito tempo, então fiquei feliz por ele ter sido escolhido pelo Clube do Livro Bloguístico para ser lido em março. E gente, esse livro foi tudo o que eu não esperava. No fundo eu esperava algo tipo Jane Austen, mas nossa, são livros muito diferentes.

O Morro dos Ventos Uivantes é denso e pesado, mesmo com a escrita fácil da autora. A história é narrada por uma personagem que presenciou a situação do livro, desde a chegada de Heathcliff a Wuthering Heights. De uma certa forma essa narração influenciou muito o que eu achei dos personagens, pois muitos são descritos como pessoas de gênio ruim e meio más, o que na verdade é a opinião da narradora sobre eles. Se ela não gosta de um personagem, fica muito claro isso. E, ao meu ver, ela não gosta de quase nenhum. O legal é que os únicos personagens que essa narradora gosta são descritos de forma muito humana, mostrando até os defeitos.

Ao mesmo tempo que achei interessante o poder dessa narradora, achei também ruim porque não pude tirar minhas próprias conclusões sobre o que se passa no livro. Por esse motivo eu não gostei de nenhum personagem e achei a parte romântica entre Heathcliff e Catherine muito pobre. Na verdade eu nem cheguei a ver um romance aí, pois a forma como os personagens se tratam é sempre muito rude e grosseira. Catherine é mimada, dramática e meio louca. Enquanto Heathcliff é impulsivo, cruel e opressor. Senti que o relacionamento dos dois era meio abusivo. Mais pro final do livro existe sim um romance mais inocente e ingenuo, mas não vou falar muito a respeito para não dar spoilers. Só posso dizer que o relacionamento de Heathcliff e Catherine acaba com a felicidade de muita gente.

Livro O Morro dos Ventos Uivantes

Apesar de não gostar dos personagens, a história me pegou de jeito e engoli o livro de uma vez. Queria ver o final, saber como tudo iria se desenrolar e li ele mais rápido do que planejava. Normalmente quando não gosto dos personagens é um parto terminar de ler, mas com esse livro foi totalmente diferente. Acho que a curiosidade somada a leitura fácil me conquistaram e é uma pena os personagens não serem tão cativantes. Ainda assim eu recomendo muitíssimo o livro para quem não leu.

Mas e vocês? Já leram o livro? O que acharam? :)

Compre o livro agora: Amazon | Submarino

24 Comentários

24 Comentários em "Livro O Morro dos Ventos Uivantes"

  1. Clayci disse:

    Eu fiquei com vontade de comer esses cookies, isso sim!!

    Acredita que eu nunca li este clássico? O Di está aqui do meu lado, falando que já era pra eu ter lido.
    Não sei se eu gostaria da leitura pelos motivos que vc, quando não gosto dos personagens me desmotiva a continuar a leitura,
    Mas, fico feliz que tenha gostado da narrativa!

    Amei as fotos.

    • Cris disse:

      Olha Clay, se te serve de consolo, os cookies não estavam tão bons hahahahaha Era uma receita que substituía a manteiga por azeite e ficou com muito gosto de azeite, não ficou bom hahahahaha E olha, os personagens não são legais, mas vale a pena mesmo pela narrativa, sério, é muito bom!
      Que bom que gostou das fotos *-*
      Beijos! =**

  2. Eu já li e assistir todas as versões disponíveis desse clássico. Até aquela da MTV :D
    Eu gosto muito, foi um dos meus primeiros livros depois dos 14 anos, e ficou marcado.

  3. Tem uma de 1992 com o Ralph Fiennes e a Juliette Binoche. É o mais fiel ao livro, mesmo que algumas partes tenham sido cortadas. Mas manteve umas cenas icônicas bem legais :)

  4. Ingrid disse:

    Ah eu li esse livro, é diferente do estilo que gosto, mas gostei e não gostei, acho que ele causa isso por ser enigmático, sai sem um posição sobre gostar do livro, personagem ou algum ponto da historia.

    http://www.cantinhob.com

    • Cris disse:

      Acho que a única posição que eu tive em relação aos personagens foi que detestei todos hahahaha Realmente, é um livro muito enigmático. Mas pensa com carinho pra decidir se você gostou ou não, eu levei um tempinho para decidir minha posição rs
      Beijos! =**

  5. Luly disse:

    Eu considero esse um livro único, poucas vezes a gente vê um drama tão forte e denso assim que, ao mesmo tempo, tem a leitura fácil e rápida…
    Eu odeio o Heathcliff. Acho que lá no fundo ele foi criado para ser odiado poque é alguém odioso, mas fico impressionada como muita gente o vê como um *homem dos sonhos*. Simplesmente não entendo. E pensando bem começo a achar que quase todos os personagens foram criados para ser odiados… Coisas de Brontë…

    • Cris disse:

      Sério que tem gente que vê ele como o homem dos sonhos? Eu hein, credo! XD Ele só pode ser o homem dos pesadelos, isso sim hahahahaha
      Beijos! =**

  6. Thay disse:

    O relacionamento entre Heathcliff e Catherine não é meio abusivo, é totalmente abusivo! Os dois são completamente despirocados, mas eu gosto bastante do livro. Acho que é culpa da Emily que tem uma narrativa muito envolvente. Nunca consegui vê-los como um casal ideal, na verdade estão bem longe disso, mas consigo gostar da história deles por conta da escritora, que é incrível. E acho que esse ideal de relacionamentos bizarros é uma mania das Brontë porque em Jane Eyre acontece a mesma coisa. Se eu encontrasse com Heathcliff ou Mr. Rochester correria alucinadamente na outra direção, hahaha.

    • Cris disse:

      A narrativa da Emily é realmente incrível, amei! E concordo, também sairia correndo desses dois loucos, credo xD Fetiche estranho das duas, não? hahahahaha
      Beijos! =**

  7. Bela disse:

    O engraçado é que eu estou lendo exatamente esse livro!

  8. Lari disse:

    Hey, Cris!
    Hahah, eu tinha outra expectativa quando li esse livro também: jurava que era um romance super lindo, estilo Romeu e Julieta. Porém não: foi interessante questionar sobre o comportamento do Heathcliff: o porquê dele agir de forma perversa e agressiva muitas vezes. A infância dele com o avô é muito fodida, sem amor e carinho nenhum. E Catherine é realmente muito descontrolada, ahahaha. O relacionamento dos dois é algo difícil e por vezes eu até ficava na dúvida do motivo de estarem juntos. O final é tenso mesmo, e é um livro pesadinho. Que amo também, na real.

    • Cris disse:

      Eu achava que ia ser tipo Jane Austen, sério hahahahaha Confesso que não tinha reparado sobre essa questão da infância de Heathcliff, é verdade, ele cresceu totalmente sem amor, tirando talvez o amor louco da Catherine, o que não vale muito, né? rs
      Beijos! =**

  9. Re Vitrola disse:

    Eu tô até agora para assistir ao filme, mas ainda não vi. E olha, que fotos, hein? Belíssimas!

    um bj

    • Cris disse:

      Quero ver se assisto o filme agora também, já estou em busca de uma versão de 1992 que me recomendaram rs
      Awn obrigada pelo elogio ♥
      Beijos! =**

  10. Julie disse:

    Vou parar de ler posts de livros, porque sempre me dá muita vontade de ler e eu não tenho tempo! Hahaha
    Adorei a tua resenha, me deu super vontade de começar a ler
    Bj!

  11. Juliana disse:

    Esse é um dos meus livros favoritos da vida <3 Fiquei tão feliz em ver que era resenha dele por aqui :D
    Eu achei a linguagem super difícil e li com um dicionário do lado, hahaha. Por ser um livro antigo muitas palavras não são usadas hoje em dia e isso me atrapalhou um pouco. Eu adoro histórias antigas e sem muito mimimi romântico que a gente sabe que nem existe, então esse aí eu achei incrível! Chega me arrepio quando lembro. Fiquei super feliz também em ver que você gostou :D

    Beijos!

  12. Camila Faria disse:

    Oi Cris, não sei se já recomendaram a adaptação de 2011 da Andrea Arnold, dá para conferir o trailer aqui: http://www.imdb.com/title/tt1181614/ :)

    • Cris disse:

      Oi Camila, ninguém tinha recomendado essa versão não! Vi o trailer aqui e gostei, vou tentar ver. Obrigada :D
      Beijos! =**