Livro Cidade dos Ossos

Livro Cidade dos Ossos

Cidade dos Ossos, escrito por Cassandra Clare e publicado no Brasil pela editora Galera Record, começa com Clary presenciando um assassinato cometido por três jovens. Ela poderia avisar a polícia sobre isso, o problema é que o corpo desapareceu e só ela consegue ver os assassinos. Surpresa e assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens tem a dizer e descobre sobre os Caçadores das Sombras, pessoas com sangue de anjos que lutam contra os demônios, e essas pessoas tem mais ligação com a Clary do que ela imagina.

Eu não pretendia ler esse livro depois de começar a ver a série Shadow Hunters na Netflix, mas minha irmã e a Thay insistiram que eu deveria de dar uma chance e elas estavam certas. Não vou falar da série aqui porque acho que ela merece um post só pra ela, então vamos focar no livro. É um típico romance adolescente, com direito a triângulo amoroso, mas tem uma trama legal e uma escrita que prende, digo isso porque li o livro muito mais rápido do que esperava. Tem uma sacada no final que eu achei fantástica, me deixou até brava e precisei de spoilers para saber se eu continuava ou não hahahaha

De início eu não gostei muito dos personagens, mas com o tempo eles foram me conquistando um pouco. O “mocinho”, que é o Jace, é arrogante, metido e até chato às vezes, tanto que não senti o romance desenvolvendo entre ele e a Clary. Meio que ele começa muito suave, sabe? Tudo bem que tem alguns momentos entre os dois que são muito engraçados. Sobre os outros personagens, senti que os outros dois jovens, a Izzy e o Alec, e outros personagens, como o Magnus, são meio deixados de lado nesse livro, sendo o foco total na Clary e no Jace e um pouco no Simon, melhor amigo dela, que seria o tal triÂngulo amoroso. Eu sei, eles são os principais, mas o Harry em Harry Potter também é e nem por isso o Rony e a Hermione são deixados de lado, certo? Talvez a série esteja influenciando esse meu ponto de vista, já que lá é um pouco diferente isso.

Livro Cidade dos Ossos

Além dos personagens deixados de lado, teve outras duas coisas que me incomodaram no livro. Primeiro, alguns diálogos não tinham nada haver com o que estava acontecendo, nada mesmo. Segundo, senti que todo o diálogo tinha que ter uma tiradinha sarcástica e inteligente, sabe? Quem nem quando temos uma conversa e depois ficamos pensando nas respostas melhores que poderíamos ter dado? Só que no livro eles dão as melhores respostas e acho que isso tira um pouco de identificação com os personagens, sabe? Na vida real a gente não fica dando tiradinhas inteligentes o tempo todo. Outra coisa que eu não gostei muito foi a moto voadora. Mas eu não vou discutir isso porque temos isso também em Harry Potter (a moto do Sirius) e isso não foi um problema. Não sei porque nesse livro isso me incomodou.

Mas essas questões fazem o livro ser ruim? De forma alguma. Tem suas falhas, mas é um livro muito gostoso de ser lido. Acho que tem uma boa trama, bem realista, mesmo se passando em um universo com demônios, anjos, vampiros, lobisomens e fadas. Além disso, trás discussões sobre homossexualismo, relacionamento abusivo e, de uma certa forma, xenofobia.

Recomendo muito a leitura para quem gosta do gênero e se alguém aí viu a série e resolveu desistir do livro, faço coro a minha irmã e a Thay: dê uma chance ao livro, ele é legal :)

12 Comentários

12 Comentários em "Livro Cidade dos Ossos"

  1. Camila Faria disse:

    Oi Cris, eu não costumo gostar muito desse gênero mais fantástico, acho que tenho pouca paciência (ou gosto de histórias mais realistas mesmo, não sei). Pessoas com sangue de anjos que lutam contra os demônios, acho que foi demais para mim. Hahaha! Beijo, beijo :*

    • Cris disse:

      Eu entendo, eu até gosto do gênero, mas ao mesmo tempo eu sei o tanto que parece meio bobo às vezes hahahahahaha
      Beijos! =**

  2. Camila disse:

    Tenho interesse de ler essa série desde quando vi pela primeira vez na livraria. Confesso que me chamaram a atenção por causa das capas, achei maravilhosas!
    Mas ainda não tive a oportunidade de ler, tenho curiosidade.
    Bem legal a resenha :)
    Beijos

  3. Lu Cruz disse:

    Não gostei muito desse livro. A história me interessou muito, adoro coisas fantasiosas e essas questão de anjo/demônio e outros mundos. Mas como você disse, os diálogos são muito “forçassão de barra” e dá uma certa preguicinha dos personagens principais. Não me prendeu. Ainda não vi a série porque achei o trailer tããão chatinho hahaha Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

  4. Clayci disse:

    Meta da vida: Começa a ler a série e me apaixonar ou odiar pela Cassandra ahuhauhauhauh

    • Cris disse:

      Olha, eu não apaixonei por ela e nem odiei. Mas eu sou libriana, tendo a ficar no meio do muro, então não sirvo de base XD Mas pode acontecer com você também, hahahaha
      Beijos! =**

  5. Julie disse:

    Não sou fã desse gênero de livro, então acho que não iria ler. Mas fica a ótima dica para quem curte :)

    • Cris disse:

      Se você não gosta, nem aconselho mesmo hahahaha Eu até gosto do gênero, mas tem coisa que às vezes é tão bobo que eu entendo porque outras pessoas não gostam hahahaha
      Beijos! =**

  6. Danielle S. disse:

    Olha, eu também li esse livro recentemente (tem até resenha no blog hehe). Gostei muito da sua visão sobre a história, fui na mesma onda que você, li depois que comecei a assistir a série! Não procurei spoilers sobre aquele acontecimento do final (mas já imagino qual seja a resposta hahahaha) e no momento estou lendo o segundo livro, que estou achando beeeem melhor que o primeiro, pois a gente já conhece a história e os personagens, então tem mais espaço para a história se desenvolver de forma mais ágil e rápida =)
    E concordo com você, também achei Izzy e Alec meio de lado, podiam dar mais espaço para eles e menos para o Simon (ô criatura chata) hahahaha

    Um beijo! ♥

    • Cris disse:

      Bom saber que o segundo livro é melhor, me anima em começá-lo rs E eu também detesto o Simon! hahahahaha
      Beijos! =**